Ninjutsu & Bujutsu

A arte Ninjutsu é pouco conhecida pela maioria das pessoas no ocidente. Mas certamente você já ouviu falar da classe guerreira que essa arte marcial formava na antiguidade, os lendários ninjas.  Isso mesmo, o Ninjutsu é a ancestral arte dos ninjas que, historicamente, é denominada Shinobijutsu (arte marcial do guerreiro das sombras - shinobi no mono).

Ninjutsu é o termo japonês para o conjunto de habilidades, estratégias e conceitos que habilitam o trabalho de um guerreiro shinobi (ninja). Esse trabalho implica em dominar um vasto conjunto de técnicas físicas e mentais das artes marciais antigas, Bujutsu, e avançar para um nível ainda mais severo de autoaprimoramento e refinamento enquanto guerreiro, Shinobijutsu.

Ninjutsu ou na denominação antiga, Shinobijutsu, é uma das fontes ortodoxas das artes marciais tradicionais japonesas. Foi sendo aperfeiçoado nos últimos 800 anos. É  especialmente adequado para quem quer melhorar a sua vida através do estudo profundo das artes marciais reais e não competitivas, ou seja, não treinamos para torneios de lutas.

A prática do Ninjutsu está, basicamente, dividida em duas grandes faculdades, Bumom, que é a via marcial, técnica e física, e Shumon, que é a via espiritual, filosófica e subjetiva. Ambos os caminhos são, de certa maneira, simbióticos. A prática do Ninjutsu não existe sem essa conexão - assim como é indivisível a alternância das forças yin e yang (positivo e negativo)., que regula a harmonia dos fenômenos naturais.

Você aprenderá no Ninjutsu a reeducar o movimento corporal (taihenjutsu), a se proteger contra agressões físicas diversas (taijutsu), a manusear as armas clássicas japonesas (ningu), a se concentrar e meditar (mokuso) e muitas outras técnicas e conceitos fascinantes da tradição oriental.

Em nossa escola (dojo) desenvolvemos um sistema flexível de prática e estudos. Integrando os principais métodos professados no mundo, mantendo as raízes japonesas como base essencial do nosso treinamento.

 

As armas no treinamento shinobi

O termo Kobujutsu pode ser traduzido como; Arte Marcial Antiga. Já o termo Ningu, dentre algumas traduções, sugere: O Instrumental Shinob (Ninja). Essencialmente essa arte envolve o treinamento com armas clássicas do antigo Japão e estratégias de autoproteção.  A prática principal do Kobujutsu de nossa escola apresenta:

Iaijutusu: Sacar, cortar e embainhar a espada;

Kenjutsu: A arte de manusear a espada japonesa (katana);

Shurikenjutsu: Técnicas de arremesso de lâminas como estrelas, dardos e facas;

Sanshakubojutsu: A arte de manusear bastões de madeira em três tamanhos diferentes;

Sojutsu: A arte de perfurar e cortar com a lança japonesa;

Tantojutsu: Estratégias e combate com a lâmina pequena (faca);

Naginatajutsu: A arte da alabarda japonesa;

Kusarigamajutsu: O manuseio da foice e corrente;

Kusarifundojutsu: O combate com a corrente e astes;

Nawajutsu: Manuseio da corda para amarres e capturas;

Kajinawa: Manuseio da corda e gancho;

Kyojutsu: Arqueria;

Dentre outras...

Lhe convidamos, portanto, a despertar e desenvolver o ninja que existe em seu corpo e mente! Junte-se ao Shiun Dojo e descubra o que podemos fazer por você! Agende agora mesmo uma aula no link abaixo.

© 2018 Shiun Dojo / Todos os diretios reservados